25.5 C
Brasília
domingo, maio 22, 2022
spot_img

PF prende hacker suspeito de vazar dados de 223 milhões de brasileiros

Vazamento de informações foi o maior já registrado no país. Hacker foi encontrado em Uberlândia (MG); investigadores também cumprem 5 mandados de busca e apreensão.

A Polícia Federal prendeu em Uberlândia (MG), nesta sexta-feira (19), o hacker suspeito de participar do maior vazamento de dados do Brasil.

De acordo com a investigação, Marcos Roberto Correia da Silva, de 24 anos, conhecido como conhecido como “Vandathegod”, é responsável pela divulgação de informações de 223 milhões de brasileiros (incluindo dados de falecidos). Ele está sendo ouvido pela PF.

Silva também foi denunciado por invasão a sistemas do Senado Federal, que ocorreu em agosto do ano passado, e é investigado por ter participado da invasão que expôs informações administrativas de ex-servidores e ex-ministros do TSE no primeiro turno das eleições municipais de 2020.

A operação da Polícia Federal, batizada de Deepwater, cumpre os seguintes mandados judiciais:

  • Petrolina (PE): 4 mandados de busca e apreensão
  • Uberlândia (MG): 1 mandado de busca e apreensão e 1 mandado de prisão preventiva

As ordens judiciais foram expedidas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da PF.

Em 28 de janeiro, a polícia recebeu pedido da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) para abrir a inquérito sobre o caso. A investigação é realizada pela Diretoria de Inteligência Policial da Polícia Federal.

A suspeita é que autoridades públicas estejam entre os alvos dos criminosos. A PF também apura a participação do hacker conhecido como “JustBR” na divulgação e comercialização dos dados sigilosos.

Os investigadores identificaram que, em 2021, dados sigilosos de pessoas físicas e jurídicas foram disponibilizados em um fórum na internet. A página é especializada em troca de informações sobre atividades cibernéticas.

Nesse site, eram apresentadas informações de pessoas físicas e jurídicas, como CPF e CNPJ, nome completo e endereço.

De acordo com a PF, a divulgação de parte dos dados sigilosos foi feita gratuitamente por um usuário do fórum que, ao mesmo tempo, expôs a venda o restante das informações sigilosas — elas poderiam ser adquiridas com criptomoedas.

Após diligências, a Polícia Federal identificou o hacker suspeito de obter, divulgar e comercializar os dados, assim como outro hacker que estaria vendendo os dados por meio suas redes sociais.

Nesta sexta, os policiais apreenderam equipamentos eletrônicos, como dispositivos de armazenamento e um computador

Fonte: G1

Compartilhar

relacionadas

1 COMENTÁRIO

  1. Este grupo de CYBER GURUS ajudou minha família na obtenção de um empréstimo e também me ajudou a obter um título universitário em uma das melhores universidades do mundo, estou agradecendo muito a eles, contate-os agora AT =
    NOBLEWEBHACKERS@GMAIL.COM ou qual é o número +19786139882

    -Recuperação de fundos de FOREX / BINARY TRADING falso

    – Recuperação de fundos fraudulentos

    – Serviço de transferência bancária

    -CASH-APP Carregando

    -BITCOIN TOP UP

    – EMPRÉSTIMO GRATUITO SEM UPFRONT

    – Ajude a se cadastrar na ILUMINATI e ficar mais rico

    – Dinheiro, recuperação de qualquer país do mundo

    – Mudança de graus universitários

    – Espionagem de todas as contas de mídia social dentro

    – Venda de caixas eletrônicos e cartões de crédito vazios

    – Venda de originais de títulos universitários.

    – Fazemos o credenciamento de conta sem quaisquer vestígios

    – Compensação de dívidas bancárias …………..

    – Oferta de título universitário e tantos outros ………………..

    Apesar de todas as probabilidades, esse conjunto de gurus da Internet provou ser digno de ser chamado de terrorista cibernético profissional … mais uma vez, bati no peito para confessar que esse grupo de gurus cibernéticos é confiável e satisfatório ………
    qual é o número +19786139882

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui