13.5 C
Brasília
quinta-feira, maio 19, 2022
spot_img

Nova variante do coronavírus é descoberta por cientistas no Brasil

Mais transmissível e até imune à vacina, nova cepa chamada de N9 circula por todos os estados brasileiros desde agosto, menos no Centro-Oeste

Cientistas brasileiros descobriram mais uma variante da covid-19 no país. De acordo com pesquisadores do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), a N9, como é chamada, circula pelo país desde agosto e se espalhou por quase todos os estados do país, especialmente no Nordeste. O Centro-Oeste, porém, ainda não relatou contágios pela nova cepa. 

A N9 pode ser imune à vacina e mais difícil de diagnosticar que as variantes P.1 e P.2. Além disso, a nova mutação também mostrou maior grau de transmissão. Os responsáveis pela identificação ressaltam a urgência de vacinar a população e disseram que a descoberta não é algo surpreendente. A mutação havia aparecido em uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que estimava a aparição entre junho e setembro. 

Apesar de preocupante, a N9 foi encontrada em apenas 3% das amostras que foram analisadas. Os pesquisadores sequenciaram e analisaram, entre 1º de dezembro e 15 de fevereiro deste ano, 195 genomas, de pacientes que receberam resultado positivo para a covid-19. As amostras foram coletadas de 39 municípios do Rio de Janeiro, Amazonas, Bahia, Paraíba e Rio Grande do Norte. 

Fonte: Correio Brasiliense

Compartilhar

relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui