Kajuru destaca pontos positivos da proposta de reforma da Previdência

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) destacou nesta terça-feira (2) em Plenário alguns pontos que considera positivos na proposta (PEC) 06/2019, de reforma da Previdência. Entre eles, mencionou o fim da aposentadoria especial para parlamentares, a restrição ao refinanciamento de dívidas com a Previdência e o combate à sonegação. O parlamentar também disse concordar com a proposta de aumentar a idade mínima para aposentadoria dos trabalhadores urbanos, para 62 anos para mulheres e para 65 anos para homens. Ele lembrou que em países desenvolvidos essa idade é de 66 anos.

Entre os pontos negativos da proposta de reforma da Previdência do governo Bolsonaro, Kajuru aponta a exigência de, no mínimo, 20 anos de contribuição para os trabalhadores rurais, e idade de 60 anos para homens e mulheres do campo se aposentarem.

O senador disse discordar também da iniciativa do governo de encaminhar ao Congresso Nacional a proposta de mudanças na Previdência dos militares juntamente com um projeto que reestrutura as carreiras e aumenta os seus salários. Para ele, uma decisão contraditória.

— Se isso tem como se justificar, não pode então estar incluído no escopo da reforma da Previdência, vendida pelo governo como ideia de sacrifício. Outros setores podem ter o direito de solicitar também a reestruturação de carreira — afirmou o senador.

Agência Senado

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *