Análise: volta da segurança na defesa pode colocar o Palmeiras nas semifinais da Libertadores

Verdão anula principais ações do Grêmio e abre vantagem na luta pela classificação

Uma partida taticamente perfeita do Palmeiras deu ao time de Felipão uma vantagem importante na briga por uma vaga nas semifinais da Copa Libertadores. A vitória por 1 a 0 do Verdão contra o Grêmio até poderia ser maior pelas chances claras desperdiçadas por Dudu na segunda etapa, mas chamou mais atenção pelo ótimo desempenho defensivo em Porto Alegre.

Com aplicação tática durante os 90 minutos para segurar o rápido ataque do Grêmio, o Verdão voltou a ter uma atuação segura de seu sistema de marcação, algo que era comum antes da Copa América.

E, para isso, o time de Felipão contou com os 11 atletas no campo de defesa em vários momentos da partida. Até Gustavo Scarpa, autor do belo gol em chute de fora da área, apareceu na área para, de cabeça, cortar cruzamento gremista.

A comemoração do gol do Palmeiras em Porto Alegre, marcado por Gustavo Scarpa — Foto: Wesley Santos/Agência PressDigital

A comemoração do gol do Palmeiras em Porto Alegre, marcado por Gustavo Scarpa — Foto: Wesley Santos/Agência PressDigital

Mesmo com mais posse de bola, a equipe comandada por Renato Gaúcho não encontrou espaços pelos lados com Everton ou Alisson. Além das ótimas atuações de Marcos Rocha e de Diogo Barbosa, os palmeirenses contaram com apoios constantes de Willian e de Dudu na marcação.

O desempenho defensivo foi tão seguro que nem as investidas de Cebolinha pelo lado esquerdo, mais frequentes na segunda etapa, nem a expulsão de Felipe Melo causaram problema para Weverton. Totalmente por mérito de Felipão e não por cera ou tentativas de segurar o jogo, como minimizou Renato Gaúcho em entrevista coletiva após o jogo.

Luan, zagueiro do Palmeiras, teve bom desempenho contra o ataque do Grêmio — Foto: Vinícius Costa/BP Filmes

Luan, zagueiro do Palmeiras, teve bom desempenho contra o ataque do Grêmio — Foto: Vinícius Costa/BP Filmes

Se a sequência de seis jogos sem vitórias no Brasileirão fez o Palmeiras perder espaço na briga pelo título nacional – atualmente é o terceiro com dois pontos de desvantagem para o líder Santos –, a fase na Libertadores e o jogo na Arena do Grêmio permitem ao sempre exigente torcedor sonhar com a classificação no torneio sul-americano.

Até pela qualidade do rival, Felipão e jogadores minimizaram a vantagem conquistada em Porto Alegre. O que até é coerente, já que o Grêmio joga em São Paulo por uma vitória para avançar – o 1 a 0 a favor dos gaúchos leva a decisão para as cobranças de pênaltis.

Mas, desde a Copa América, parecia que faltava ao Palmeiras uma atuação importante em um jogo decisivo, contra um adversário forte. E ela veio contra o Grêmio, fora de casa. Será que vai embalar de novo? A reposta será na terça-feira, às 21h30, no Pacaembu.

Fonte: Globo Esporte

Compartilhar
  1. Sou JOSÉ María vivi en goiania antes de voce comprar a radio k agora esto na España, Deus continúe te abandonado en todas arias de sua vida .
    Continúe lutando

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *