TvKajuru | Só Verdades

Compartilhar pelo whatsapp

5+: sequência de abdominais vai ajudar a secar e definir a barriga

Postado por TVKajuru.com | 26/02/2016 às 05:28h

Exercício bastante praticado em academias ou até mesmo dentro de casa, o 
abdominal tem função importante no nosso corpo. Siga as dicas da personal

 

euatleta carrossel 5+ abdominais_MOSAICO_690 (Foto: Eu Atleta)

 

Exercício físico muito praticado em academias e também dentro de casa, o abdominal ajuda a fortalecer e tonificar os músculos da barriga. Pensando nisso, o Eu Atleta pediu ajuda para a personal trainer Deborah Povoleri, que montouuma lista com os abdominais em sequência.

A musculatura abdominal tem função importante no nosso corpo. Além de proteger órgãos, tem ação em todos os movimentos, pois sua extensão vai das costelas ao quadril. Os movimentos, sejam de braços ou pernas, utilizam a musculatura abdominal como auxiliar ou estabilizador. 

euatleta header 5+ Deborah Povoleri abdominais (Foto: Eu Atleta)

Para um trabalho de fortalecimento abdominal seguro, o mais importante é que a região lombar esteja apoiada. Existem abdominais em que isso não acontece, mas isso pode exigir um grau de consciência corporal e esforço mais elevados. 

- Na sequência estão exercícios em progressão. A dificuldade aumenta quando se inclui o movimento dos braços e das pernas. Em qualquer um destes exercícios, devemos nos concentrar e pensar na realização e comandar a contração do abdômen em todas as repetições, evitando que possam aparecer as dores lombares - explicou Deborah.

Sequência 1
Comece sustentando a cabeça e apoiando toda a sua lombar no chão. Você vai fazer as contrações abdominais até o máximo que conseguir. Retorne encostando as costas, sem largar a cabeça. Ela não deve retornar ao chão em hipótese alguma.

Sequência 2
Repita o movimento do primeiro exercício, mas adicione a elevação das pernas. Mantenha os joelhos a 90º e faça a contração do abdômen. Não há movimento das pernas. A sustentação delas é que faz a progressão adequada do exercício.

Sequência 3
Mantenha um dos pés no chão e a outra perna totalmente esticada fora dele. Pode colocar os braços estendidos atrás da cabeça ou segurá-la sustentando o pescoço. Faça essa contração abdominal junto com a da perna. Eleve-a na mesma linha do joelho da perna que se dobra.

Sequência 4
Sustente as duas pernas totalmente estendidas fora do chão, com as mãos segurando a cabeça, e puxe um dos joelhos o mais próximo do peito, alternadamente. Depois faça isso com a outra perna. Atenção com a execução, pois somente deve movimentar uma perna de cada vez.

Sequência 5
Sustente as pernas e os braços completamente esticados ao longo do corpo. Eleve o tronco e a contração do abdômen o mais alto que conseguir, trazendo uma das pernas completamente esticada para o mais próximo do corpo. O importante na execução dos movimentos é que sejam iniciados com a contração do abdômen e que a lombar permaneça apoiada durante todo o exercício.

* Toda atividade física deve ser realizada após avaliação médica e com a devida orientação de profissional formado em Educação Física


Compartilhar em:


PUBLICIDADE