TvKajuru | Só Verdades

Compartilhar pelo whatsapp

Disputa acirrada entre democratas em Iowa teve até cara ou coroa

Postado por TVKajuru.com | 02/02/2016 às 04:56h

Hillary Clinton vence Bernie Sanders em Iowa por 0,2 ponto percentual.
Em seis locais, cara ou coroa definiu delegados a Hillary, diz jornal.

 

 

Militantes do Partido Democrata participam de caucus em Des Moines, capital de Iowa.  (Foto: REUTERS/Brian C. Frank)

 

Alguns locais de votação no estado de Iowa tiveram de apelar ao cara ou coroa diante da acirrada disputa entre os pré-candidatos democratas Hillary Clinton e Bernie Sanders pela nomeação do Partido Democrata nesta segunda-feira (1º). O método está previsto nas regras do partido.

O site oficial do Partido Democrata indica na tarde desta terça-feira (2) que Hillary Clinton teve mais votos que Bernie Sanders na prévia de Iowa, mas com margem apertadíssima: o resultado final é de 49,8% para a candidata, contra 49,6% de seu concorrente.

A disputa democrata ficou sem decisão por toda a manhã. Por problemas em dezenas de pontos de votação, a contagem ficou praticamente parada durante horas. Sanders, até a tarde desta terça, não havia admitido a derrota, e um porta-voz de sua campanha disse à agência AP que estava em estudo a possibilidade de pedir uma recontagem.

Segundo o jornal "The Des Moines Register", seis locais de caucus tiveram de fazer o cara ou coroa e em todos Hillary saiu vitoriosa, garantindo mais delegados que poderão apoiá-la na convenção nacional do partido, em julho. Segundo John Moriarty, pesquisador em matemática ouvido pela agência BBC, a probabilidade de a ex-secretária de Estado vencer todos os seis cara ou coroa era de 1,6% ou uma em casa 64.

Hillary Clinton acena, ao lado do marido Bill e da filha Chelsea, após o caucus democrata em Iowa, na noite de segunda (1º) (Foto: AP Photo/Patrick Semansky)Hillary Clinton acena, ao lado do marido Bill e da filha Chelsea, após o caucus democrata em Iowa, na noite de segunda (1º) (Foto: AP Photo/Patrick Semansky)

Na cidade de Ames, um caucus apelou para o cara e coroa depois de um problema na contagem dos participantes, de acordo com o "The Des Moines Register". O local de votação havia registrado 484 eleitores participantes, mas na hora de contabilizar os votos havia 424 participantes, com 240 apoiadores de Hillary, 179 de Sanders e 5 de Martin O’Malley - o que, pelas regras, fez com que fosse declarado não viável. Aparentemente 60 eleitores tinham "sumido".

Após a votação, Hillary ficou com 4 delegados, Sanders ficou com 3 e faltou um delegado para ser designado. Então, os organizadores do caucus ligaram para o Partido Democrata, que recomendou o cara ou coroa para determinar o último delegado.

Os delegados escolhidos pelo Partido Democrata irão participar de convenções regionais e estaduais para decidir quais deles irão às convenções finais do partido, em julho.

Ted Cruz 
Ted Cruz saiu na frente na disputa por uma vaga para concorrer à Presidência dos EUA nas eleições de 8 de novembro. Com 28%, ele foi o favorito entre os eleitores republicanos de Iowa.

Dos 30 delegados republicanos disputados em Iowa, Cruz ficou com oito, enquanto Donald Trumpe Marco Rubio garantiram sete cada. Ben Carson, em quarto lugar, ficou com três, e Rand Paul e Jeb Bush, respectivamente quinto e sexto, conquistaram um delegado cada. Três delegados ainda não foram designados. Eles são concedidos de acordo com a proporção de votos em todo o estado.

surpreendente derrota do pré-candidato Donald Trump refletiu as limitações de sua estratégia de busca de votos e uma dependência excessiva de seu status de celebridade em um Estado no qual os eleitores preferem um tratamento mais pessoal. A derrota, embora não por uma margem grande, despertou dúvidas sobre a capacidade de Trump para se sair tão bem nas votações quanto nas pesquisas.

Prévias
A votação em Iowa foi feita pelo método de caucus, que são pequenas assembleias comunitárias nas os eleitores podem convencer as pessoas que votam diferente para que mudem de ideia.

A próxima etapa das prévias acontece no dia 9, com primárias em New Hampshire. Até o dia 14 de junho (veja o calendário completo), eleitores de todo o país irão indicar delegados para representá-los nas convenções de cada partido.

Bernie Sanders cumprimenta seus eleitores após o caucus democrata de Iowa, na noite de segunda (1º) (Foto: Reuters/Rick Wilking)Bernie Sanders cumprimenta seus eleitores após o caucus democrata de Iowa, na noite de segunda (1º) (Foto: Reuters/Rick Wilking)

O estado que irá indicar o maior número de delegados de ambos os partidos, a Califórnia, será um dos últimos a realizar suas primárias, marcadas para 7 de junho.

Tanto primárias quanto caucuses têm duas modalidades diferentes: fechada, na qual votam apenas os eleitores registrados em cada partido, e aberta, em que qualquer eleitor pode votar no pré-candidato que escolher de um dos partidos (mas não nos dois). Alguns estados, como Ohio, Califórnia e Nova Jersey, adotam um sistema misto.

Os dois partidos definem em julho quem serão seus candidatos oficiais. A convenção do Partido Republicano acontece antes, entre os dias 18 e 21 de julho, em Cleveland, Ohio. Já o Partido Democrata aponta seu candidato oficial ao final de uma convenção realizada entre 25 e 28 de julho, na Filadélfia, Pensilvânia.

Eleições EUA prévias caucus primárias infográfico (Foto: Editoria de Arte/G1)

 


Compartilhar em:


PUBLICIDADE