TvKajuru | Só Verdades

Compartilhar pelo whatsapp

Muito além da seca: Tostão critica Copa de Jesus, mas o coloca acima de Giroud

Postado por TVKajuru.com | 17/07/2018 às 11:10h

Entre os dois centroavantes que passaram em branco na Copa, camisa 9 da Seleção de 70 sai em defesa do brasileiro, mas reconhece que ambos foram mal: "Não só pela falta de gols"

 

Criticado pela falta de gols durante a Copa do Mundo, Gabriel Jesus teve a companhia do campeão Giroud no grupo de camisas 9 que passaram em branco na Rússia. A seca dos centroavantes levantou o debate sobre a performance deles em campo e teve quem, como Tite Ronaldo, exaltasse outros atributos do atacante do Manchester City. O GloboEsporte.com procurou Tostão, o camisa 9 da Seleção na campanha do tri em 70, para falar sobre o assunto.

- Os dois jogaram mal. O Giroud pior ainda. O Gabriel ainda marcava, perturbava mais. O Giroud ficou ali na frente, mas não criou. Ele ficou perturbando o zagueiro, mas isso qualquer jogador. Bota um zagueiro... ele vai perturbar o zagueiro. Isso é o mínimo. Tem centroavante que só joga bem se fizer gol. É o caso do Giroud. O Gabriel também jogou mal, mas se movimentou muito. Ele marcava a saída de bola do zagueiro. Fez um esforço enorme, mas não criou - disse Tostão, em entrevista por telefone.

 
Tostão foi o camisa 9 da Selecao de 70, mas não se notabilizou pelos gols: foram dois em seis jogos (Foto: infoesporte)Tostão foi o camisa 9 da Selecao de 70, mas não se notabilizou pelos gols: foram dois em seis jogos (Foto: infoesporte)Tostão foi o camisa 9 da Selecao de 70, mas não se notabilizou pelos gols: foram dois em seis jogos (Foto: infoesporte)

 

Ronaldo, sobre Gabriel Jesus: "Não corri metade do que ele correu nesta Copa"

Tostão fez parte daquele ataque que entrou para a história do futebol mundial, mas não necessariamente pelos gols. Apesar de vestir a camisa 9, ele não fazia o papel de matador daquele time e deixou o México com dois gols em seis jogos como um dos grandes nomes da campanha do tri. Consciente de que nem todo centroavante sobrevive apenas de gols, Tostão explicou que o baixo desempenho da dupla foi além da seca.

- Os dois foram muito mal. Não só pela falta de gols, mas não jogaram bem. Tem jogador que não faz gol, mas joga bem. Se dribla, dá passe, vai jogar bem. Se o centroavante fizer gol, melhor ainda. É o que se espera dele - disse Tostão, antes de completar:

 

 

"Agora, eles dois jogaram mal e não foi por deixar de fazer gol. Além de não marcar, fizeram pouco para os companheiros".

 

 

 

 
 
Jesus depois da vitória sobre a Sérvia: frustação mais um jogo em branco, apesar da classificação para as oitavas (Foto: André Mourão/MoWA Press)Jesus depois da vitória sobre a Sérvia: frustação mais um jogo em branco, apesar da classificação para as oitavas (Foto: André Mourão/MoWA Press)Jesus depois da vitória sobre a Sérvia: frustação mais um jogo em branco, apesar da classificação para as oitavas (Foto: André Mourão/MoWA Press)

Tite se diz em paz após classificação e minimiza seca de Jesus na primeira fase

Em termos de bola na rede, o atacante do Manchester City teve o pior desempenho de um centroavante titular brasileiro na história do torneio. Não foi a primeira vez que o nome da posição deixou uma Copa sem marcar: Alcindo, em 1966, e Mirandinha, em 1974, também não fizeram gols.

 

 
 
Giroud não fez gol, mas era um dos mais animados com a taça Fifa (Foto: Reuters)Giroud não fez gol, mas era um dos mais animados com a taça Fifa (Foto: Reuters)Giroud não fez gol, mas era um dos mais animados com a taça Fifa (Foto: Reuters)

Mas os "camisas 9" das outras ocasiões disputaram apenas duas partidas, contra as cinco de Jesus na edição da Rússia. Firmino, o reserva, deixou sua marca na vitória contra o México. Mesmo assim, Tostão aposta num futuro promissor para o jovem de 21 anos.

- Vai ser importante nos próximos anos para a seleção brasileira. Agora, como ele chegou bem na Inglaterra, fez gols, houve muita valorização. Aqui no Brasil. Lá na Inglaterra, era reserva do Aguero. Ele é rápido, finaliza e se posiciona bem, marca a saída de bola. É um jogador que está evoluindo e está melhorando muito. Não dá para avaliar só pela Copa. Ele tem muita qualidade, certamente vaio ser convocado novamente. E será um destaque.

 

 

"O Fred (em 2014) ficou muito parado, além de não criar jogadas. O Gabriel Jesus não foi nulo. Ele é um jogador que tem talento".

Por fim, Tostão falou sobre a participação de Neymar na Copa do Mundo e, diante do caminhão de críticas voltado para o camisa 10 da Seleção, sobretudo por conta das acusações de simulação, preferiu ir na contramão.

- Ele não brilhou na Copa, mas continua sendo espetacular. O Brasil perdeu e ele virou piada por causa do cai-cai. É um lado negativo desde o início da carreira dele, não é de agora. Mas é espetacular e não é por causa da Copa que deixará de ser. Continuará brilhando. Ele ainda terá outra Copa e pode ser destaque. Muita coisa vai acontecer na carreira dele. Só não dá para diminuir a qualidade dele por causa da Copa. O Messi também fez uma Copa aquém das expectativas. É um campeonato curto.

 

 

Veja o desempenho dos centroavantes do Brasil:

 

 

 

 

  • 1930: Preguinho – 3 gols em 2
  • 1934: Leônidas da Silva – 1 gol em 1 jogo
  • 1938: Leônidas da Silva – 7 gols em 4 jogos
  • 1950: Ademir Menezes – 9 gols em 6 jogos
  • 1954: Baltazar – 1 gol em 2 jogos
  • 1958: Vavá – 5 gols em 4 jogos
  • 1962: Vavá – 4 gols em 6 jogos
  • 1966: Alcindo – 0 gol em 2 jogos
  • 1970: Tostão – 2 gols em 6 jogos
  • 1974: Mirandinha - 0 gol em 2 jogos
  • 1978: Roberto Dinamite – 3 gols em 5 jogos
  • 1982: Serginho Chulapa – 2 gols em 5 jogos
  • 1986: Careca – 5 gols em 5 jogos
  • 1990: Careca – 2 gols em 4 jogos
  • 1994: Romário – 5 gols em 7 jogos
  • 1998: Ronaldo – 4 gols em 7 jogos
  • 2002: Ronaldo – 8 gols em 7 jogos
  • 2006: Ronaldo – 3 gols em 5 jogos
  • 2010: Luis Fabiano - 3 gols em 5 jogos
  • 2014: Fred - 1 gol em 6 jogos
  • 2018: Gabriel Jesus - 0 gol em 5 jogos

 

 

 
Info - Números de Gabriel Jesus na Copa (Foto: GloboEsporte.com)Info - Números de Gabriel Jesus na Copa (Foto: GloboEsporte.com)Info - Números de Gabriel Jesus na Copa (Foto: GloboEsporte.com)


Compartilhar em:


PUBLICIDADE