TvKajuru | Só Verdades

Compartilhar pelo whatsapp

Cai a máscara: MPF diz que Goiás é só o 13º em transparência

Postado por TVKajuru.com | 10/12/2015 às 09:51h


 

O Estado de Goiás obteve nota 6,8 e ocupa apenas o 13º lugar entre os 27 Estados brasileiras no Ranking Nacional da Transparência, realizado pelo Ministério Público Federal (MPF) para medir o cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI) em todo o País. A informação, divulgada hoje pela jornalista Marcia Abreu, em O Popular, reforça aquilo que o Goiás Realvem falando há tempos: a transparência em Goiás é uma farsa. 

Tanto é uma farsa que nenhum cidadão consegue acessar, pela internet, os gastos com propaganda em Goiás em 2015. Não se sabe também quanto se gastou com shows e eventos similares no ano. Muito menos se tem acesso aos gastos das Organizações Sociais da Saúde. O portal da transparência, em Goiás, é uma peça de ficção.

Goiás está atrás dos Estados do Espírito Santo, Santa Catarina, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraíba, Distrito Federal, Tocantins, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Maranhão, Pernambuco e Piauí. 

O Estado governado por Marconi Perillo (PSDB) só é melhor em transparência do que o Rio de Janeiro, Acre, Amapá, Sergipe, Rondônia, Roraima, Bahia, Amazonas, Ceará e Mato Grosso do Sul. 

O Estado de Goiás está empatado, em 13º lugar, com Alagoas, Pará, São Paulo e Paraná (curiosamente, quatro governadores do PSDB entre os cinco: Marconi Perillo, Geraldo Alckmin, Beto Richa e Simão Jatene). 

Para chegar ao ranking, o Ministério Público Federal avaliou os portais de transparência de 5.568 municípios e de 27 estados brasileiros. O resultado será apresentado hoje de manhã pelo MPF-GO em evento de comemoração ao Dia Internacional de Combate à Corrupção. O procurador da República Ailton Benedito de Souza (foto) apresentará os dados completos e detalhados. 

O Estado aparece hoje em posição inferior ao dado polêmico da Controladoria Geral da União (CGU). A avaliação do MPF, muito mais criteriosa, avaliou vários pontos dos portais de transparência entre os dias 8 de setembro e 9 de outubro deste ano.


Compartilhar em:


PUBLICIDADE