TvKajuru | Só Verdades

Compartilhar pelo whatsapp

Exagerou no final de semana? Saiba qual dieta fazer para desinchar até sexta

Postado por TVKajuru.com | 07/12/2015 às 07:36h

Nutricionista funcional explica quais são os alimentos mais recomendáveis para emagrecer ao longo da semana após um fim de semana de gula ou bebedeira; confira!

É normal nos finais de semana exagerar na comida, pois é muito difícil fugir das delícias que muitas vezes só os dias de folga proporcionam, como cerveja, feijoada, frituras e sobremesas doces e calóricas. Não precisa se sentir culpado pelo momento de gula, mas, na segunda-feira, tem que retornar firme e forte para a dieta para não engordar e ganhar gordurinhas  extras.

Quando a extravagância alimentar for em excesso, como em dias de festa, por exemplo, aí a dieta ao longo da semana precisa ser mais intensa, principalmente quando bebemos além da conta no final de semana, para poder perder o inchaço ao longo dos dias úteis.

A nutricionistas funcional funcional Andrea Santa Rosa, membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional, criou um cardápio completo, com todas as refeições diárias, que deve ser seguido nos dias da semana pós um final de semana de gula ou bebedeira; confira a seguir!

Café da manhã:
1 copo de suco verde
Receita: 1 maçã + ½ cenoura + 1 folha de couve + 1 pedaço de gengibre (2cm) +1 pedaço de aipo com folhas (3cm) + 1 castanha do Pará
Ou 1 maçã verde +150ml de água de coco + 1 folha de couve + 1 pedaço de pepino (3cm)

Bater no liquidificador e servir imediatamente.

lanche da manhã:
1 xícara de chá de frutas picadas (sugestão: pêssego ou nectarina com mamão)
+ 1 colher de sobremesa de chia com aveia em flocos
+ 2 ou 3 xícaras de chá verde infuso (deixar por 1 minuto apenas) sem adoçar pela manhã. Acrescentar gotas de limão para melhorar o paladar.

Almoço:
Mix de folhas à vontade ao molho de amêndoas (2 colheres de sopa)
Receita: 2 xícaras de amêndoas , ½ xícara de café de coentro, ½ suco de limão, 1 xícara de chá de água, 1 pitada de sal, 1 dente de alho , sal e pimenta do reino o quanto baste. Em um mix, misturar todos os ingredientes e servir sobre a salada.

Tabule de quinua ao perfume de hortelã (1 colher de servir)
Receita: 1/2 xícara de chá de grãos de quinua, 1 xícara e meia de água, 1 colher de sopa de salsinha picada, 1 colher de sopa de cenoura ralada, 1 colher de sopa de cebola roxa picada ou ralada, 1 dente de alho picado ou amassado, 1 colher de sopa de azeite, Pimenta síria ou pimenta-da-jamaica moída, noz-moscada ralada ou moída, hortelã e 1 pitada de sal.
Preparo: Lave os grãos em água corrente em temperatura ambiente e deixe escorrer numa peneira. Aqueça a panela e adicione os grãos de quinua; mexa os grãos para eles secarem bem. Adicione água em temperatura ambiente e cozinhe em fogo de médio a alto. Cozinhe até o momento em que a água estiver toda absorvida. Retire do fogo e reserve. Em uma frigideira ou panela pequena, adicione fios de azeite e refogue o alho, em seguida a cebola. Adicione a cenoura  e em seguida a quinua com hortelã e mais um fio de azeite. Legumes cozidos refogados com açafrão (2 colheres de sopa)

Lanche da tarde:
Iogurte de macadâmia com ½ xícara de frutas vermelhas com granola sem açúcar (1 colher de sopa) + semente de chia (1 colher de chá)
Iogurte de macadâmia: 4 colheres de sopa de macadâmia sem sal, gotas de limão e 1colher de café de agave. Hidrate a macadâmia em água, por 24hs, na geladeira. Dispense a água e bata com um pouco de água fresca até ficar na textura de iogurte. Adicione gotas de limão e o agave..
Ou
Shake Funcional
Receita: 1/2 xícara de frutas vermelhas + 1 colher de sobremesa de semente de chia + 150ml de água de coco. Bater no liquidificador e beber em seguida. 2 ou 3 xícaras de chá verde infuso (deixar por 1 minuto apenas) sem adoçar pela manhã. Acrescentar gotas de limão para melhorar o paladar ao longo da tarde.

Jantar:
alho Sopa detox + 2 colheres de sopa de arroz com açafrão ao perfume de gengibre (acrescentar 1 colher de café de gengibre ralado para dar o perfume)
Sopa detox
3 abobrinhas médias, 1 xícara cheia de couve, 1 xícara de café de manjericão
2 folhas de alho-poró, 2 dentes de alho, 1 colher de café de sal, ½ cebola, caldo de legumes caseiro para cozinhar a abobrinha. Preparo: Cozinhar a abobrinha no caldo de legumes junto com o alho poró. Em uma panela, refogar a cebola, o alho e o manjericão picado. Bater no liquidificador a abobrinha cozida com um pouco do caldo de legumes e a couve. Em seguida, misturar ao refogado da panela e servir.

Ceia:
1 fruta assada com canela – a gosto- (sugestão: maça ou pera ou banana)


Compartilhar em:


PUBLICIDADE