TvKajuru | Só Verdades

Compartilhar pelo whatsapp

Há 75 anos, nascia o astrofísico Stephen Hawking

Postado por TVKajuru.com | 08/01/2017 às 08:50h

Nascido em Oxford (Inglaterra) em 8 de janeiro de 1942, em meio a Segunda Guerra, o astrofísico vivo mais famoso do mundo, Stephen William Hawking completa hoje 75 anos de vida.

Caçula de quatro irmãos, Hawking tornou-se mundialmente conhecido em 1974, com a publicação de estudos que argumentavam que a interação entre a teoria da relatividade – de Einstein -, com a mecânica quântica, gerava efeitos de radiação nos buracos negros. Em sua tese, o físico afirmava que o processo entre as duas teorias causava evaporação e consequentemente o desaparecimento dos buracos ao longo do tempo. Esse fenômeno ficou conhecido como radiação Hawking.

Onze anos antes, em 1963, aos 21 anos e recém-graduado em física pela Universidade de Oxford, o cientista fora diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA) – ou doença de Lou Gehrig, transtorno neurodegenerativo que causa a perda progressiva da coordenação muscular e dos movimentos do corpo, com sobrevida estimada em quatro anos.

Em 1965, mesmo com a probabilidade de morte anunciada, Hawking se casa com Jane Beryl – amiga de uma de suas irmãs-, numa união que durou 30 anos. Do casamento vieram três filhos: Robert (1967), Lucy (1970) e Tymothy, em 1979, ano em que o físico foi alçado ao prestigiado posto de professor lucasiano da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, na cátedra que havia sido ocupada por Issac Newton (1643-1727). Essa parte da vida do cientista é contada no filme “A Teoria de Tudo”, do roteirista Anthony McCarten, lançado em 2014.

Além da dependência de uma cadeira de rodas para se locomover, que o acompanha desde os primeiros anos da doença, uma traqueostomia em 1985, feita às pressas, afetou sua fala, e ele passou a se comunicar por meio de um sintetizador de voz.

Fonte | uol

Compartilhar em:


PUBLICIDADE