TvKajuru | Só Verdades

Compartilhar pelo whatsapp

Grupo brasileiro manifestou apoio ao Estado Islâmico, afirma ONG

Postado por TVKajuru.com | 18/07/2016 às 11:30h

Radicais teriam desprezado treinamento dado pela polícia francesa

Uma diretora da ONG SITE Intelligence Group, especializada em monitoramento de atividades terroristas pela internet, afirmou nesta segunda-feira que um grupo radical brasileiro declarou apoio ao Estado Islâmico. De acordo com Rita Katz, que rastreia mensagens de extremistas em todo o mundo, o comunicado foi escrito em árabe por meio do aplicativo Telegram, semelhante ao WhatsApp.

 

Segundo a SITE, o grupo se chama Ansar al-Khilafah Brazil e usou um canal do Telegram que leva seu nome para postar uma promessa de fidelidade ao líder do Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi. Na mensagem, a organização extremista teria escrito: “Se a polícia francesa não conseguiu parar os ataques na França, o treinamento dado à polícia brasileira não servirá”.



Em um outro trecho do comunicado, de acordo com a SITE, o Ansar al-Khilafah Brazil diz que seus integrantes estão “preparados para o sacrifício de se tornarem mártires”.

 

Por meio de sua conta no Twitter, Rita Katz afirmou que o manifesto do Ansar al-Khilafah Brazil é a primeira promessa de lealdade feita por um grupo da América do Sul ao grupo responsável por vários atentados praticados pelo mundo. “Preocupante: canais do Estado Islâmico de língua ocidental (inglês, português, espanhol, alemão, etc.) vêm mostrando aumento drástico de atividade”, destacou a diretora da SITE.

 

Procurada para comentar o assunto, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) não quis se pronunciar. O Gabinete de Segurança Institucional do governo federal também não se posicionou sobre o suposto risco à segurança dos Jogos.


Compartilhar em:


PUBLICIDADE