TvKajuru | Só Verdades

Compartilhar pelo whatsapp

Marconi toma dinheiro e culpa prefeituras por caos na saúde

Postado por TVKajuru.com | 28/04/2016 às 10:15h

Desfaçatez! A palavra que melhor define o que ocorre na saúde pública hoje em Goiás. Com as finanças em desequilibro, o governo estadual segura os repasses do Sistema Único de Saúde (SUS), do governo federal, não entrega os recursos aos municípios, dificulta o atendimento nos hospitais que administra, e ainda transfere a culpa dos problemas para os gestores municipais.


A maior parte dos gastos com saúde é repassada pelo governo federal, com contrapartida dos Estados e municípios. Ao gerenciar os recursos federais, o governo goiano passou a desviá-lo. Uma planilha de Jaraguá, mostra que o governo do Estado deixou de repassar verbas do Programa de Saúde de Família e até da ambulância do Samu ao município.


Sem esses recursos, os municípios enfrentam dificuldade ainda maiores no atendimento à saúde da população local. A consequência imediata é o acúmulo de pacientes em Goiânia e nas maiores cidades do Estado. O resultado é o completo estrangulamento do sistema.


Em contrapartida, após a implantação das Organizações Sociais (OS), o numero de atendimentos nos hospitais do Estado passou a ser muito restrito. Assim, pacientes encontram imensa dificuldade de receber tratamento adequado. Enquanto isso, o governador Marconi Perillo anuncia aos quatro cantos que o Estado oferece uma saúde pública de altíssima qualidade e que os problemas que ainda persistem são motivados ou pelo governo federal ou pelas prefeituras.


É ou não é muito cinismo?


Compartilhar em:


PUBLICIDADE